Apoio Documentos – Blog – Dicas do Especialista Mac Paulo Catunda

Assista ao vídeo do depoimento de João Luis Ramos Hopp (vídeo by Cacalo – www.cacalo.com)

De em Jun.03, 2015, Categoria Cases, Clientes, Depoimento em vídeo, Depoimentos Clientes em Vídeo

Deixe um comentário







Assista ao vídeo do depoimento de Pedro Milliet (vídeo by Cacalo – www.cacalo.com)

De em Jun.03, 2015, Categoria Cases, Clientes, Depoimento em vídeo, Depoimentos Clientes em Vídeo

Deixe um comentário







Assista ao vídeo do depoimento de Regina Silveira (vídeo by Cacalo – www.cacalo.com)

De em Jun.03, 2015, Categoria Cases, Clientes, Depoimento em vídeo, Depoimentos Clientes em Vídeo

Deixe um comentário







C a r t i l h a – P D F / A

De em Mai.20, 2011, Categoria ECM, Gestão Documental, Organização

Faço parte da Comissão de Estudo Especial de Segurança em Documentação Eletrônica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTG) e nesta comissão foi elaborada a Cartilha PDF/A.

“O PDF/A é um PDF, formato de arquivo criado pela Adobe Systems – atualmente na versão 1.7 – e adotado pela ISO, como Norma Internacional ISO 32000. O PDF é um formato que pode ser entendido como um contêiner de informações diversas, todas digitais: sons, imagens, vídeo, texto, anotações e símbolos. Em 2005, em resposta à vasta adoção do PDF – por parte das organizações e na Internet – a ISO, International Standards Organization o escolheu para ser a base do formato de arquivamento de longo prazo, o PDF/A ou ISO 19005-1.

O PDF/A é foco de enorme interesse em todo o mundo e, no Brasil, a ABNT realizou a tradução e a adoção do formato, como a norma ABNT NBR ISO 19005-1. Este manual se propõe a ser uma ferramenta de auxílio inicial para que cidadãos, governos e instituições tenham subsídios para iniciar a adoção da norma ABNT NBRISO 19005-1 na criação de acervos digitais de documentos, com vistas à conservação de longo prazo.”

Baixe aqui o arquivo .pdf da “Cartilha_PDF-A”, de Paulo Catunda Marques e demais membros da comissão acima mencionada, publicada pela ABTG.

Deixe um comentário

Casa em ordem. Veja como organizar melhor o conteúdo do seu HD!

De em Mar.10, 2011, Categoria Gestão Documental, Organização

Veja como organizar melhor o conteúdo do seu HD.

Para um ambiente organizado de trabalho – e tanto faz se no local existam dois ou 50 Macs –, a padronização do uso de uma hierarquia de pastas e de regras para nomenclatura de arquivos é fundamental. Costumo fazer uma afirmação pouco simpática, mas bastante verdadeira, “PC (de Personal Computer, ou Computador Pessoal) é a máquina que o usuário tem em sua casa. Na Empresa, ele deveria ser chamado de CC (de Corporate Computer, ou Computador Corporativo).

Baixe aqui o arquivo .pdf do artigo “Casa em ordem”, de Paulo Catunda Marques, publicado na edição 043 da revista Mac+.

Deixe um comentário

GED – Gerenciamento Eletrônico de Documento & ECM – Gerenciamento de Conteúdo Empresarial/Corporativo

De em Fev.07, 2011, Categoria ECM, Gestão Documental, Organização

No post “Nem só de Acrobat vive este Blog” avisei que os posts estariam divididos em diversas categorias, pois então, chegou a hora de falar um pouco sobre GED/ECM.

Convido o leitor a imaginar-se no meio do oceano Atlântico, de forma que, ao olhar para todos os lados, em um giro de 360º, não enxergue nada além de mar. E não importa se você se imaginou em um transatlântico magnânimo ou em um simples caiaque; a amplitude de água ao seu lado será a mesma. Que esta imagem possa dar a real dimensão do assunto que começaremos a abordar a partir desta edição. ECM é um conjunto de muitas tecnologias diferentes que, por si só, já daria para escrever uma série de livros. Um mundo, vasto mundo, que, segundo o CENADEM, assim pode ser definido: “ECM é o conjunto de tecnologias utilizadas para captar, gerenciar, armazenar, preservar e disponibilizar conteúdos e documentos relativos aos processos organizacionais”.

Baixe aqui o arquivo .pdf do artigo “GED & ECM”, de Paulo Catunda Marques, publicado na edição de dezembro/janeiro 2009 da Revista Desktop.

Deixe um comentário

Acrobat X, a nova versão do programa da Adobe !

De em Jan.29, 2011, Categoria Acrobat, Gestão Documental

Demorou (para ser exato, dois anos e quatro meses), mas chegou a nova versão do Acrobat da Adobe, a X (de dez). Agora com três versões (Acrobat X Pro, Standard e Suite, a mais completa), o aplicativo que revolucionou o gerenciamento de documentos digitais está mais maduro do que nunca.

Baixe aqui o arquivo .pdf do artigo O X marca o lugar, de Paulo Catunda Marques, publicado na edição 056 da revista Mac+, lançada agora, em janeiro de 2011.

1 comentário

Nem só de Acrobat vive este Blog!

De em Jan.25, 2011, Categoria Gestão Documental, Organização

Além dos diversos artigos sobre Acrobat já publicados neste Blog, os leitores também encontrarão posts a respeito dos seguintes temas “Organização”, “ECM” (em tradução livre, Gerenciamento de Conteúdo Empresarial/Corporativo), “Segurança da Informação” e “Clientes”. A categoria do post indica qual tema está sendo abordado.

Neste post inaugararei o tema “Organização”…

A intenção da série de matérias que agora se inicia é mostrar que é possível obter um grau mínimo de organização no gerenciamento das informações existentes em nossos Macs e PCs. A cada dia que passa, um número imenso de dados ocupa mais e mais espaço em nossos HDs

Baixe aqui o arquivo .pdf do artigo “Organização geral”, de Paulo Catunda Marques, publicado na edição 041 da revista Mac+.

Deixe um comentário

Público “heterogênio”/heterogêneo…

De em Dez.02, 2010, Categoria Apoio, Clientes

Uma das coisas mais legais de meu trabalho é o fato de, durante todos estes anos, ter atendido aos mais diferentes tipos de pessoas; não só no que diz respeito às suas atividades profissionais, mas principalmente com relação às suas distintas personalidades, gostos e modo de viver suas vidas. Um exemplo disto é um cliente meu que é cirurgião-dentista e dos bons. Alguém que curte muito um bom layout, gosta de artes e de bons carros. Veja aqui seu testemunho a respeito de meu trabalho:

“Caro Catunda , segue o testimonial:

O report de trabalho executado é da melhor qualidade, ajuda muito no histórico de controle. Bilateralmente considero fundamental para compreensão/avaliação e continuidade, tornando a visão macro do investimento realizado em informática simples para levantamento de custo/benefício/manutenção.

Por outro lado, dá ao prestador de serviço, no caso a Apoio, o histórico de cada cliente, imprescindível para o bom acompanhamento sobre as necessidades do cliente, podendo ampliar a rede de oferta e dirigir o trabalho para as necessidades específicas de cada caso individualmente. Considero esta organização, não só um item diferenciado em relação as outras prestadoras de serviço em informática as quais tive contato e experiência, mas uma condição de respeito ao trabalho e ao cliente solicitante.

Quanto à qualidade de atendimento – considero as soluções emergenciais rápidas e eficientes. Considero a oferta associativa de acordo com o perfil do cliente generosa e direcionada. Sobretudo, vejo o domínio total sobre os produtos Apple, muitas vezes desconhecidos pelos prestadores de serviço em informática que buscam soluções na base da tentativa sobre esta marca por simples desconhecimento.

Conclusão: satisfação e criação de vínculo comercial e pessoal por considerar a equipe Apoio pessoas amigas e atenciosas.

Paulo Leme”

Deixe um comentário

Adobe Acrobat 9 – Novidades! Eram, lá em 2008…

De em Nov.18, 2010, Categoria Acrobat, Apoio, Gestão Documental

Acredito que uma das características mais interessantes do Adobe Acrobat 9 é a utilização de uma série de recursos que tornaram a comunicação entre seus usuários muito mais fácil, segura e voltada especificamente para o ambiente de trabalho. Isto foi feito, principalmente, através de duas ações: a Adobe construiu um suporte nativo para o Adobe Flash no Acrobat 9 e no Adobe Reader 9, e criou um serviço online, em versão beta pública, denominado Acrobat.com Beta.

Baixe aqui o arquivo .pdf do artigo “Acrobat 9: Novidades!”, de Paulo Catunda Marques, publicado na edição de junho/julho 2008 da Revista Desktop.

Deixe um comentário